Pensar em um projeto elétrico residencial traz uma série de benefícios para o imóvel. Fatores como segurança, organização, correção da estrutura e uma série de benefícios adicionais são as principais razões pela escolha.
Muita gente esquece, nesta lista, a economia de energia, que pode ser um resultado importante de um projeto de executado.
Saiba mais sobre o que é um projeto elétrico residencial, quais são suas vantagens, e como ele impacta na economia de energia do imóvel:
Um projeto elétrico nada mais é do que uma representação gráfica de absolutamente toda a parte elétrica presente em um imóvel residencial. Nele, cada fio, cada detalhe e cada observação estarão representados e descritos, com base na análise feita para que o projeto esteja perfeitamente adequado às demandas do imóvel.
Pode-se dizer que o projeto elétrico é uma espécie de “planta” da eletricidade da casa, em alusão às plantas da engenharia civil e arquitetura.
Entre as principais vantagens que podem ser apontadas na execução de um bom projeto elétrico, destacam-se:
Um projeto elétrico correto deixa a casa completamente regularizada neste quesito. Isso significa que o seu imóvel se torna mais valioso, pois não exigirá mudanças de um eventual proprietário novo, nem estará em inconformidade com as regulamentações do setor.
Um projeto elétrico bem planejado e executado reduz significativamente o risco de acidentes, falhas e consequências negativas. Isso significa que investir nele significa mais do que economia de energia ou questões financeiras: é uma forma de garantir que você e sua família estarão em segurança dentro do próprio lar.
Evitar o superdimensionamento e o subdimensionamento gera uma série de benefícios. Em primeiro lugar, garante que a residência esteja suprida de toda a demanda que precisa. Ao mesmo tempo, é a certeza de que nada foi desperdiçado, ou incorrerá em custos completamente desnecessários.
O dimensionamento correto de um projeto elétrico é o ponto ideal que define a qualidade do serviço prestado!
Outra grande vantagem financeira do projeto elétrico residencial é o fato de que, como todos os materiais estão documentados no projeto, não é necessário comprar material excedente com o medo de “faltar” durante a obra. Aquilo que é registrado será utilizado e pronto – sem desperdício e sem falta!
Ter registrado o projeto elétrico residencial permite que qualquer outra pessoa ou empresa que precise mexer em seu imóvel saiba exatamente onde está cada aspecto relevante a ser levado em consideração. Isso significa que não será gasto tempo para procurar algo, nem ocorrerão acidentes por mera desinformação.
Com um projeto que foi executado à risca, toda manutenção ou adaptação torna-se muito mais fácil, pois o profissional que irá executar o serviço sabe exatamente o que foi feito ali.
Quando falamos de energia elétrica, é essencial entender que os atalhos são a pior estratégia quando o objetivo é economia de energia de verdade. Um bom projeto elétrico residencial gera durabilidade, redução de custos futuros, facilidade de manutenção, e ainda evita desperdício de materiais.
Essa economia se traduz desde o primeiro interruptor que você ativa, de minuto a minuto. A longo prazo, a diferença será enorme, somada de toda a segurança e tranquilidade resultantes deste tipo de serviço.
Por isso, o projeto elétrico residencial deve ser sempre interpretado como parte fundamental, e não como um luxo, no processo de construção. Sabe-se que o percentual destinado à parte elétrica, frente a total da obra, é relativamente baixo, o que torna essencial investir em qualidade neste quesito.