Instalação de centrais de alarme de incêndio: o que levar em conta?

Empresas, condomínio e qualquer espaço de circulação de pessoas precisam, cada vez mais, da segurança de centrais de alarme de incêndio como uma maneira de prevenir tragédias. Este tipo de instalação, é claro, é daqueles tipos de investimento que se espera que nunca precisem ser utilizados. Se necessário, no entanto, o alarme precisa funcionar com absoluta maestria.

É por isso que é tão importante escolher corretamente qual empresa será responsável pela instalação da central de alarme de incêndio, bem como todo o serviço de manutenção envolvida no processo.

Escolher corretamente resulta em tranquilidade a longo prazo. Por isso, separamos cinco dicas que auxiliarão você a escolher corretamente a empresa responsável pela instalação, sem dores de cabeça:

alarme de incêndio

1. Um fornecedor com marcas confiáveis

É importante conhecer a qualidade dos materiais e equipamentos com os quais a empresa de instalação trabalha. Na Alvo Elétrica e Automação, por exemplo, a palavra de ordem é qualidade. Ao longo de sua experiência, e empresa compreende que a segurança não pode ser substituída na busca de objetivos secundários.

Por isso, não tenha medo de perguntar com quais marcas e fornecedores a empresa trabalha. Pergunte, também, os diferenciais de cada marca e suas qualidades frente ao tipo de serviço que sua empresa ou condomínio necessita.

2. A capacidade técnica de quem fará a instalação

Questionar, pedir por explicações e buscar entender o procedimento gera mais resultados do que simplesmente matar a curiosidade. Trata-se de uma maneira de averiguar o conhecimento e a capacidade técnica do potencial instalador do seu alarme de incêndio.

Essa é uma qualidade absolutamente essencial, se tratando de algo tão importante quanto a segurança do local. Por isso, não tenha medo de pedir, também, por referências e antigos clientes que possam falar sobre como o serviço foi desenvolvida, e que possam recomendar a contratação. Algo tão simples pode resultar em tranquilidade na hora da instalação.

3. Evite a busca exclusiva pelo preço

É claro que sempre buscamos serviços e equipamentos com excelente custo-benefício em basicamente qualquer setor. Isso nem sempre significa, no entanto, optar pelo mais barato – e essa é uma afirmação especialmente verdadeira quando tratamos de equipamentos voltados para a segurança, como no caso da instalação de centrais de alarme de incêndio.

Por isso, considere o preço como um entre outros fatores ainda mais importantes a serem considerados. Não importa qual o valor que você paga no equipamento e no serviço se eles não transmitem a confiança necessária para você.

4. Dê valor à experiência

Quando o assunto é a instalação de centrais de alarme de incêndio, é útil confiar em quem costuma fazer o serviço de forma recorrente. Isso porque este tipo de instalação exige precisão e qualidade, não tendo espaço para falhas. Na Alvo Elétrica e Automação, por exemplo, a equipe especialista no serviço considera que a excelência é palavra de ordem neste tipo de situação.

5. Dê atenção ao pós-vendas

Serviços ligados à segurança de um condomínio ou empresa sempre precisarão de uma ou outra atualização, manutenção ou checagem. É útil quando a empresa que realiza estes serviços posteriores pode ser a mesma que realizou a instalação, pois ela já conhecerá tudo o que foi feito. Por isso, avalie também a qualidade do atendimento do pós-vendas. Se possível, peça por referências de outros clientes para tirar as dúvidas sobre o assunto.