Automação elétrica e os benefícios para indústrias e residências

automação residencial

Atualmente, fala-se muito em automação elétrica não apenas no âmbito residencial, mas também em indústrias e comércios variados.
Normalmente ligada à ideia de controlar tudo pelo celular ou pelo tablet, a automação gera uma série de benefícios que vão desde os aspectos econômicos mais diretos, até a qualidade de vida de quem mora ou trabalha no local que conta com essa tecnologia.

Saiba mais sobre quais são os benefícios da automação elétrica em cada um destes ambientes, e repense o porquê de você ainda não ter migrado para este conforto:

Quais as vantagens da automação elétrica para indústrias?

Em indústrias, as principais vantagens da automação elétrica estão intimamente ligadas a questões financeiras e produtivas, afinal este é o objetivo de empreendimentos dessa natureza. Entre as principais vantagens, neste quesito, destacam-se:

Aumento da produtividade

Aspectos automatizados da cadeia produtiva não pausam, não atrasam sua execução e não são afetados por fatores externos. Eles executam sua tarefa exatamente da maneira que foram desenvolvidos para executarem.
Isso aumenta a produtividade e a confiabilidade do processo produtivo, garantindo que tudo sairá exatamente de acordo com o esperado.

Melhoria na qualidade

Além de produzirem mais, os setores automatizados de uma indústria não executam a atividade designada de forma inadequada. O resultado disso é uma melhoria significativa na qualidade do produto final, dispensando altos custos de treinamento ou de fiscalização durante o processo produtivo.

Redução dos riscos e dos desgastes

A execução automatizada de tarefas também reduz o mau uso de equipamentos, que acarretam em desgastes que, por sua vez, se convertem em custos industriais. O mau uso também aumenta os riscos de utilização, que podem gerar acidentes, quebras ou paralisações.
Com a redução destas utilizações inadequadas do equipamento, reduz-se, consequentemente, uma série de gastos decorrentes delas.

Mais facilidade de análise
Processos automatizados costumam gerar dados de seu desempenho, que podem ser analisados a fundo para a tomada de decisões dentro de uma empresa. Isso permite um gerenciamento muito mais profundo sobre o aspecto produtivo, com base em informações altamente confiáveis e precisas.

Quais as vantagens da automação elétrica residencial?

A automação elétrica residencial também apresenta uma série de benefícios para os usuários. Ao contrário do exemplo anterior, este tipo de automação possui vantagens mais subjetivas, que nem sempre são mensuráveis exclusivamente em números, pois tratam do conforto e da qualidade de vida dos moradores:

Estilo de vida e conforto
Sentir-se bem em sua própria casa é algo absolutamente importante. Coisas simples como controlar a luminosidade, a temperatura ou as janelas de onde você está geram um impacto gigantesco em seu conforto. Essas pequenas mudanças farão toda a diferença no significado de “estar em casa”, influenciando positivamente na qualidade de vida.

Economia de energia
Automatizar significa, também, não desperdiçar desnecessariamente. Por isso, a automação costuma impactar nos custos com energia elétrica, que são reduzidos justamente nos pontos em que os moradores não estão utilizando, mas acabam deixando ativos por desatenção.

Baixo custo e valorização do imóvel
Frente ao total de uma construção, o processo de automação elétrica residencial significa menos de 1% do custo. Ao mesmo tempo, estima-se que um imóvel que conte com este benefício tem uma valorização de 10% a 20% em relação a um equivalente sem a automação.

Tarefas rotineiras feitas automaticamente
Quem conta com jardim ou piscina em casa, sabe a quantidade de trabalho e custos decorrentes destes pequenos confortos. Com a automação, boa parte do trabalho pode ser reduzindo, deixando apenas as tarefas mais esporádicas para serem realizadas manualmente.

Dessa forma, regar as plantas ou colocar produtos na água podem ser eliminados da rotina, simplesmente programando as tarefas via smartphone para serem executadas periodicamente!

Gostaria de saber mais sobre automação tanto na residencia como na industria, entre em contato.